O superpoder que todo vestibulando gostaria de ter é saber tudo o que vai cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente o tema da temida redação. O medo da maior parte dos candidatos é não saber argumentar sobre o tema e, muito menos, propor uma solução ao problema apresentado.
Mas, sem desesperos! A professora de Redação Miriele Amorim explica que “historicamente, o Enem aborda temas que, de alguma forma, influenciam a sociedade, principalmente, problemas de sociais e de críticas à sociedade”.
https://querobolsa.com.br/revista/template/newsletter
Então, não teremos como tema um assunto totalmente desconhecido. Sempre serão problemas que afetam a sociedade em geral e que, bem provavelmente, você mesmo enfrenta ou conhece alguém que é afetado.
O Enem também não costuma abordar temas muito polêmicos ou recentes, cuja a discussão ainda esteja em curso, como, por exemplo, Reforma da Previdência ou legalização da maconha.
Isso não significa que você não deva ficar por dentro desses assuntos e outros que estão frequentemente nos noticiários. “Não são temas que o Enem tratará agora em sua redação, mas ainda assim, são temas importantes e necessários à discussão”, enfatiza Miriele.
Leia também:
+ Guia com tudo o que você precisa saber sobre a Redação do Enem
+ Guia definitivo para fazer uma Redação do Enem nota 1000
Temas para o Enem 2021
Para facilitar sua vida de estudante, a professora Miriele listou 8 possíveis temas de redação para o Enem 2021! Confira a lista:
1. Mobilidade urbana sustentável
Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento. Também é preciso pensar em alternativas para minimizar os impactos causados pelos veículos ao meio ambiente, como a emissão de gases, por exemplo.
“A capital São Paulo, por exemplo, sofre constantemente com trânsitos quilométricos e que, mesmo tendo alternativas para aliviar o tráfego – como metrôs e rodízios de carro – ainda está longe de chegar a um nível satisfatório de mobilidade urbana“, afirma Miriele.
2. A evasão escolar em questão no Brasil
O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.
3. A preservação da saúde mental no mundo globalizado
Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, torna-se necessário pensar em políticas públicas para combater não só esse mau, mas para preservar a saúde mental como um todo.
“No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2016 ocorreu 1 caso a cada 46 minutos. Ademais, por diversos fatores, há inúmeros casos de bipolaridade, crises de ansiedade ou de pânico, depressão, entre outros transtornos que assolam a mente humana, e é indispensável que abordemos o assunto”, lamenta a professora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4. O meio ambiente em questão no Brasil
As chamadas pautas verdes tem estado cada vez mais em discussão. Por isso, pensar em temas como combate à poluição é imprescindível. Os desastres ambientais que ocorreram recentemente em Mariana e Brumadinho também são uma pauta importante a ser discutida.
Ainda dentro do tema, há a questão da falta de saneamento básico em grande parte das regiões do Brasil, e em épocas de quarentena essa ausência é evidente.
5. O perigo da crise hídrica no Brasil
Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.
6. Educação à distância
Em meio a pandemia do Covid-19, a educação brasileira teve que se reinventar em tempo recorde, a fim de que conseguisse manter os alunos ativos em seus estudos e, ao mesmo tempo, preservar a qualidade da educação.
“Dessa maneira, uma pauta importante é a questão do ensino a distância no Brasil, que, agora, mais do que nunca, pode se mostrar, em algumas circunstâncias, bastante eficaz”, opina a professora.CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
7. O aumento da expectativa de vida entre os brasileiros
A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado no últimos anos pela melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levam a esse aumento e como continuar o crescimento.
8. Analfabetismo total e funcional
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,8% da população acima dos 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabem ler o próprio nome. Além disso, numa pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro, foi constatado que 29% da população brasileira é analfabeta funcional.
Os analfabetos funcionais não conseguem interpretar textos básicos nem operações numéricas. Esses dados demonstram que o Brasil precisa melhorar as condições de ensino público e a oferta de trabalho, “a fim de que mais pessoas possam adquirir conhecimento sem precisar passar necessidades financeiras e ter que escolher um em detrimento do outro”, completa Miriele.
Extra: Os temas previstos para o Enem de 2018 ainda estão atuais e podem ser tema na redação de 2019. Para conhecer esses temas, leia nossa matéria “5 possíveis temas de Redação do Enem 2018“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mantenha-se atualizado e preparado
A dica da professora Miriele é se manter informado, por meio dos noticiários e mídias sociais, ler bastante e assistir filmes para aumentar o repertório cultural. “Também é imprescindível ler notícias de mais de uma fonte, para não ter apenas uma visão sobre o assunto e evitar as terríveis Fake News”, conclui.
Para se garantir ainda mais, faça também redações sobre esses temas, assim você treina sua argumentação e pensa previamente em possíveis soluções.
Guia completo: Redação do Enem
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Assuntos que mais caem no Enem
Além do guia sobre redação você também pode ficar por dentro dos assuntos mais cobrados em cada matéria da prova.
O Poliedro fez um levantamento bem didático, com gráficos e ilustrações. Para acessar o material com essas informações, é só clicar no botão abaixo e fazer o download gratuito.
Assuntos mais cobrados no Enem
Já fez o Enem? Use sua nota para entrar na faculdade!
Além das três opções oferecidas pelo governo (Sisu, Prouni e Fies), muitas faculdades e universidades brasileiras aceitam a nota do Enem como vestibular. Ou seja, se você fez a prova, seja a edição mais recente ou anteriores, é só apresentar a nota e fazer a matrícula.
Quer começar a estudar ainda neste ano? Veja abaixo algumas das faculdades avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem: