O ‘’novo” Ensino Médio transformou a forma de ensinar e aprender nas escolas brasileiras e a Formação Geral Básica faz parte do currículo do Ensino Médio previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com ela, todos os estudantes têm acesso às aprendizagens essenciais.
Diante da inovação do ensino e da necessidade de adaptabilidade, o apoio de uma solução educacional de excelência faz a diferença para as escolas durante a implementação e do novo processo de ensino e aprendizagem, bem como para o acompanhamento das novas práticas pedagógicas.
Neste artigo, vamos entender os principais desafios e aprendizados das escolas após o marco do início da implantação do Ensino Médio e como a Formação Geral Básica tem sido aplicada na rotina de sala de aula.
A Formação Geral Básica e a estrutura curricular do SAS
Com até 1.800 horas dispostas ao longo dos três anos do Ensino Médio, a Formação Geral Básica, lista as competências e habilidades essenciais para cada área do conhecimento, sendo elas:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Vale lembrar que, a prova do Enem é estruturada nessas quatro áreas do conhecimento. Assim, pensando no melhor desenvolvimento dos alunos, é ideal que as escolas abordem os conteúdos dessas áreas de forma eficiente para possibilitar o acesso ao Ensino Superior. De acordo com a BNCC, os estudos e práticas que devem ser aplicadas no Ensino Médio, são:
- Conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política (com foco no Brasil)
- Arte (linguagens das artes visuais, da dança, da música e do teatro expressões regionais),
- Educação Física (com prática facultativa ao estudante nos casos previstos em Lei)
- História do Brasil e do mundo (levando em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia),
- História e cultura afro-brasileira e indígena (em especial nos estudos de arte e de literatura e história brasileiras)
- Sociologia e Filosofia
- Língua Inglesa (podendo ser oferecidas outras línguas estrangeiras, em caráter optativo).
Segundo Daniela Ludviger Ingui, especialista de conteúdo do SAS, todas essas competências e habilidades são contempladas nos materiais do SAS , inclusive aquelas que são mais complicadas de trabalhar em sala de aula. “Em uma das frentes de Biologia da 2ª Série da Coleção Integrada, inserimos a seguinte habilidade em um dos capítulos sobre evolução humana: investigar e discutir o uso indevido de conhecimentos das Ciências da Natureza na justificativa de processos de discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coletivos para promover a equidade e o respeito à diversidade.’’
Para garantir a aplicação dessas e outras habilidades o SAS, procura sempre relacionar conteúdos essenciais relacionados com os assuntos atualidade. Segundo Daniela aponta que os materiais pedagógicos do SAS, trabalham a competência da interdisciplinaridade de modo contextualizado. “Existem algumas seções novas no livro principal que foram pensadas para atender a FGB. No caso de Matemática, há as seções “Zoom In” e “Zoom Out”, que estabelecem conexões dentro da Matemática e desta com outras disciplinas, respectivamente. Já na 3ª série, teremos a seção “Habilidade em foco”, que visa trabalhar alguma das habilidades previstas pela BNCC nas frentes de Matemática e Língua Portuguesa de um modo interdisciplinar e/ou contextualizado”.
Agora que você entendeu como a estrutura da Formação Geral Básica tem sido aplicada nos materiais do SAS, vamos compreender a importância de escolher um material pedagógico de excelência.
Os impactos do material pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
Adotar um material pedagógico de excelência para aplicar a Formação Geral Básica do Ensino Médio, é uma das principais ferramentas para garantir o ensino e aprendizado. Fundamental para o sucesso acadêmico dos alunos, um bom material trabalha os conteúdos por meio das competências e habilidades afim de garantir uma aprendizagem mais eficaz dos alunos.
Para Daniela Ludviger Ingui, especialista de conteúdo do SAS, toda boa aula começa com o professor preparado e esse preparo passa inevitavelmente pelo material didático adotado pela escola. ‘’Se eu vou ensinar, por exemplo, sobre engenharia genética, eu preciso ver como esse assunto é trabalhado no material didático, como ele é cobrado nos exercícios de vestibulares, quais são as inovações e polêmicas recentes etc. Só assim é possível decidir como usar o livro da melhor forma possível em sala de aula.’’ comenta.
Outro ponto que impacta é o perfil do livro. Confira abaixo, como é a Coleção Integrada do Ensino Médio do SAS:
- Atualizada anualmente com temáticas contemporâneas e exercícios recentes;
- Estruturada a partir das competências e habilidades da BNCC;
- Linguagem adequada a faixa etária e que se conecta com os alunos
- Questões discursivas para o aluno praticar os conteúdos
- Suplementos para expandir o conhecimento
- Mais flexibilidade para os professores
A escolha de um bom material pedagógico, também faz parte da decisão dos pais ao escolherem uma escola para os filhos. Afinal, uma das principais preocupações quando se diz respeito ao futuro dos jovens, é a escolha profissional e a aprovação no vestibular. Diante dessa necessidade, um dos principais discursos na captação e retenção de alunos é contar com um material pedagógico de excelência.
Para Daniela, a escolha de uma boa plataforma é essencial para dar apoio a escola e ao corpo docente. ‘’Se a escola adota um material didático de excelência, como é o do SAS, certamente o professor terá um bom suporte para preparar suas aulas, pois além do conteúdo atualizado e contextualizado, ele encontrará em nossa plataforma inúmeros serviços que o ajudarão a suprir suas necessidades.” conclui.
Veja a sua escola se transformar com o SAS
Nós oferecemos para a sua escola as tecnologias mais inovadoras para oferecer para pais e alunos um Ensino Médio de excelência. Conheça algumas delas:
- Coleções SAS: material alinhado à BNCC com olhar voltado para a formação integral dos estudantes. Os conteúdos são atualizados anualmente com temáticas contemporâneas que dialogam com a realidade dos alunos.
- Itinerários Formativos: experiência inovadora em sala de aula com conteúdo de alta qualidade e recursos digitais. A Proposta foi desenvolvida com base documentos oficiais e nos quatro eixos estruturantes dos itinerários formativos de modo a garantir o alinhamento com a matriz do Novo Enem e conteúdo atrativo que incentiva a análise crítica e a resolução de problemas.
- Sistema de avaliações: Portfólio diversificado que permitem uma experiência semelhante ao de diversos vestibulares. Há também avaliações formativas, que permitem o professor avaliar se os alunos aprenderam o conteúdo dos livros. Entenda a importância de aplicar simulados e avaliações na sua escola aqui.
- Serviços Pedagógicos: consultoria pedagógica personalizada para a nossa proposta fazer sentido para cada escola. Além disso, também oferecemos, formação continuada, por meio de uma plataforma exclusiva para professores com uma proposta de atuação prática que viabiliza a evolução do conhecimento.
- Soluções Digitais: tecnologia educacional que permite acompanhar e desenvolver alunos de modo personalizado. Há ainda, o SASTV plataforma, no qual o aluno pode praticar redações, ter acesso a obras literárias, videoaulas e muito mais.
Fonte:Portal SAS